Rebeldia e salto alto

Década de 70:

No final da década de 60 houve um retorno a um rock mais direto e primitivo, como uma resposta daqueles que não gostavam da psicodelia, sendo que como resultado a psicodelia sumiu, deixando somente o seu “filho”: o rock progressivo.

Hard Rock: O estilo que marcou esta década combinava perfeitamente a modernidade do alcançada com o rock e o clássico, além de estilos como blues e jazz. As bandas conhecidas como a tríade que deram início ao movimento foram: Led Zeppelin, Black Sabath e Deep Purple (para cujo estilo foi cunhado o termo heavy metal, para fins de definição), mas nomes como Aerosmith, KISS, Queen, rainbow, Whitesnake, grand Funk Railroad, Blue Cheer, Scorpions,AC/DC e Van Halen também acompanharam o estilo. O Hard Rock se tornou tão popular que suas características acabaram se tornando o conceito de Rock para a maioria, o que posteriormente gerou muita confusão ao criar o Heavy Metal.

Glam Rock: Rock com purpurina e salto alto, os nomes mais conhecidos internacionalmente são: New York Dolls, Gary Glitter, T. Rex, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart etc. No Brasil o grande representante do Glam Rock foi o grupo Secos & Molhados dos anos 70.

Punk Rock: Surgiu no final dos anos 70, quando o rock estava sofrendo um momento de impopularidade e as apresentações ao vivo não estavam fazendo muito sucesso. Pregava o jeito “eu não sei tocar mas vou aprender ao vivo mesmo” de fazer música, em direta oposição ao som extremamente esmerado do progressivo. Defendia a rebeldia e de certa forma herdou do rock a crítica social. Como principais nomes podem ser citados: Iggy Pop & The Stooges (os primeiros a delinear a sonoridade punk, ainda no final da década de 60), The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Televison, Ramones, entre outros.Punk

Década de 80: Peso, atitude e comercialização

New Wave: É um intermediário entre o pop e o punk. Recebeu também influências da disco music e dos ritmos jamaicanos reggae e ska. Seus principais nomes foram: The B-52’s, Talking Heads, The Police, Duran Duran dentre outros

Heavy Metal: Também conhecido como New Wave of British Heavy Metal, baseado no Hard Rock, já existiam músicas e bandas de heavy metal na década anterior, como Judas Priest e Motörhead, mas foi nos anos 80 que o Metal se concretizou como um estilo próprio, criando suas vertentes e abandonando as características do Rock´n´Roll. Nesta época o Metal ganhou força, surgindo a qualidade musical e destreza de seus músicos. As músicas tem velocidade em riffs e solos. Entre os exemplos citam-se Ronnie James Dio, considerado a “Voz do Metal”, Iroin Maiden, Judas Priest, Motohead, Saxon, Accept, entre vários outros em seus sub-genêros.

Garage Rock Revival: Assim como nos anos 60, o estilo tambem era garageiro e underground, a unica diferenca foi o uso da guitarra fuzz em massa, causando um estrago no som, e as letras, que geralmente abordavam filmes de terrores etc e tal.

Uma das percussoras do Garage Rock Revival é a banda Fuzztones.

Thrash metal: Estilo musical caracterizado por um ritmo acentuadamente mais rápido do que o heavy metal, porém usualmente com uma bateria mais estática, com menos repiques. As letras são usualmente gritadas pelos vocalistas, numa espécie de tentativa de se adequar aos temas violentos por elas retratadas. Entre os exemplos citam-se Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Kreator, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura.

Heavy metal melódico: o metal melódico é uma versão com coro do heavy metal tradicional criado em meados dos anos 80 por uma banda alemã chamada Helloween e faz criticas sobre governos atuais ou medievais, fala tambem sobre coisas medievais como guerras, dragões, cavaleiros e etc. Entre os exemplos citam-se Helloween, Stratovarius, Blind guardian, Rhapsody, e Angra.

Post-punk: mais intelectualizado e intimista que o punk rock, o pós-punk se caracteriza pelas letras existencialistas e pessimistas, o ênfase no baixo e na bateria e as influências do art rock, do proto-punk e do krautrock. Muitas vezes confundido pelo senso comum com o rock gótico, há muitas diferenças entre ambos, tanto na estética visual, nas opiniões filosóficas e na sonoridade – apenas duas bandas do estilo podem ser consideradas ‘góticas’, mas apenas no visual e nas letras de fases específicas (início dos anos 80): The Cure e Siouxsie & The Banshees, sendo que ambas, anos mais tarde, tenderiam musicalmente para a new wave e/ou para o electro pop. As principais bandas do post-punk são Joy Division, Public Image Limited, The Cure, Siouxsie & the Banshees, Echo & the Bunnymen, The Fall, Gang of Four, Jesus and Mary Chain e The Smiths.

Gothic Rock: Em música, chama-se de gótico, em geral, o rock dançante, de predominância de tons menores. Freqüentemente trata de passagens tristes e melancólicas em suas letras. Outra característica do gótico é o uso de aparatos de música eletrônica. Exemplos: Bauhaus, Alien Sex Fiend, Christian Death, Sisters of Mercy e The Birthday Party. Há muito confusão por parte dos ouvintes de Gothic Metal, que tem pouca relação com o Gothic Rock.

Rock Alternativo ou Indie Rock: Movimento que busca sonoridades diferentes dentro do Rock, fugindo do Hard Rock. Usam de um apelo diferente, trazendo influências de outros estilos e experimentando coisas novas, como o Sonic Youth e Pixies. O termo Indie vem de Independent, ou seja, era bandas undergrounds que não tinham apoio das grandes gravadoras. O Rock Alternativo é usado para enquadrar tudo que não se enquadra nos outros nomes.

Hardcore: Dead Kennedys, Discharge e Exploited são apenas alguns dos nomes mais conhecidos desta variante do punk, muito mais barulhenta e politicamente orientada (por isso denominada por alguns de “anarco-punk”). No Brasil Replicantes e Ratos de Porão, Garotos Podres, Olho seco e Cólera são as mais conhecidas pelo grande público. Bandas comoBad Religion, Descendents e Husher-Dü ( as duas últimas faziam um Hardcore/Punk Rock mais limpo com letras voltadas ao cotidiano), deram origem ao Hardcore Melódico, que fez escola nos anos 90. O Sonic Youth no começo tocava Hardcore misturado com Rock setentista, mas com o passar dos anos desenvolveram um estilo próprio que influenciou muitas bandas na década seguinte. O Minor Threat é considerada a precursora do Straight- Edge (algo como “careta ao extremo”), devido às suas letras que criticavam a violência e o uso de drogas excessivos tão comuns no cenário Punk/Underground da época. Após o fim do Minor Threat, o frontman Ian Mackaie forma o embrace, que junto com o Rites Of Spring criavam músicas mais experimentais e com uma temática intimista, sendo as primeiras a receberem o rótulo de Emotional Hardore, uma sonoridade bastante distinta do que o que hoje costumamos cunhar como Emo. A fusão destas duas bandas resultou no surgimento do Fugazi, que por sua vez difundiu o Pós-hardcore, uma fusão do Hardcore das bandas anteriores com o Indie-Rock, influenciando toda uma geração de bandas.

Rock Brasileiro: Artistas e bandas como Legião Urbana liderada pelo cantor e compositor Renato Russo, além de Cazuza e Raul Seixas que explodiram no Brasil com seu Rock e suas idéias. Como músicas muito mais ricas tanto com letras e melodias muito bem elaboradas essa geração dos Anos 80 foi a maior que o Brasil já teve, e se tivesse se expandido para o mundo inteiro seus grandes nomes fariam mais sucesso que outros artistas internacionais. Alguns destes expoentes foram: Mutantes, Made in Brazil, Patrulha do Espaço, Secos e Molhados, Casa das Máquinas, O terço, 14 Bis, Lobão, Ira! que teve e tem o maior guitarrista do Brasil (Edgar Scandurra), Os Paralamas do Sucesso (que tem o maior baterista do Brasil (João Barone),Titãs (Formado por 8 integrantes a banda se mostrou uma das mais intelectuais em suas letras), RPM(Foi a banda que mais lotou Shows e vendeu discos dos anos 80), Fausto fawcett e so Robôs Efêmeros, engenheiros do Hawaii, Camisa d eVênus, Plebe rude, 365, Capital Inicial, Barão Vermelho, Blitz, Lulu Santos, Catedral, Kid Abelha.

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em alternativo, bandas, bandas de rock, Bandas de rock nacional, Bandas dos Estados Unidos da América, Biografia, Blog, Blogalização, Cultura, Cultura musical, Estilo de vida, Estilo musical, Estilos do rock, Hardcore, História cultural, história do rock, História Musical, indie, juventude, Música, Metal, movimentos, Movimentos de juventude, music, New, Pop, Punk, Punk rock, Rock, Rock Alternativo, Rock brasileiro, Rock internacional, Rock nacional, Rock´n´roll e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Rebeldia e salto alto

  1. Miskin disse:

    O site é muito interessante, possui muitos detalhes. Mas acredito que se ele trouxesse informações como os movimentos que ocorreram paralelos aos musicais enriqueceria muito mais o website.

    Ass.: MiskintheCalifornia.

  2. Joker Vice disse:

    obrigado
    vou tentar seguir sua ideia
    ok?
    vc pod colaboarar com as informções mandadando para meus emails
    ok?
    josacesars@hotmail.com
    josacesars@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s