O Rock da Década de 90

Banda Nirvana

Essa sem dúvida, foi a década do Hard Rock liderada pela banda Guns N´Roses com o lançamento dos álbuns Use Yor Illusion I e Use Your Illusion II em 17 de Setembro de 1991. O fato marcante após o lançamento, eram os estoques nas lojas que não duravam nem 24 horas. Mais 30 milhões de cópias colocaram os dois álbuns como os mais vendidos do mundo até hoje. Músicas como November Rain, Don´t Cry, Knocki´n On Heaven´s Door, Estranged e várias outras são tocadas com grande freqüência nas rádios atualmente.

Britpop: algumas bandas inglesas, que por possuírem uma estética similar, embora sem representar um movimento unitário, costumam ser denominadas britpop. Entram nesta denominação grupos pop como Blur e Oasis assim como grupos menos comerciais como Pulp, Suede, The Stone Roses e Suypergrass.Nirvana

Grunge: o Grunge não é estilo musical, mas sim é o termo designado às bandas de Seattle,

cada uma pode se enquadrar em um estilo musical diferente, porém , todas advém da mesma cena musical. O grunge tem um cuidado menor na polidez do som (daí o nome do estilo: grunge é um adjetivo em inglês que tem um significado próximo a “sujo”) e letras relacionadas com depressão e angustia. Grandes nomes desse estilo foram: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Stone Temple Pilots, Screaming Trees e Mudhoney. O Foo Fighters, embora originado deste movimento, demonstra uma maior polidez em sua sonoridade,não sendo portanto comumente categorizado como grunge. O grunge acabou em meados de 90, com a morte de Kurt Cobain, depois disso, novas bandas surgiram com sonoridade semelhante a essas bandas, são chamas de Pós-Grunge.

Riot Grrrl: A grosso modo, uma versão feminina do grunge, porém com letras que deixam transparecer o ativismo pela causa feminista. Suas representantes incluem L7, The Donnas, Bikini Kill, Babes in Toyland e Bratmobile.

Neo- Psicodelismo: os ideais de paz e amor são retomados, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: U2 (oriundo do movimento pós-punk do início da década de 80), R.E.M., Smashing Pumpkins, Cake, entre outros.

Funk Metal: Inspirado no balanço ´´funky“ misturado a outras vertentes como o “Heavy Metal”, o funk metal tomou forma nos anos 90, principalmente por causa de: Red Hot Chilli Peppers, Faith No More, Rage Against the Machine, Beastie Boys, Suicidal Tendence, Jane´s Addiction, Living Collor e Primus.

Prog Metal: Aliando o peso do heavy metal à psicodelia do rock progressivo, algumas bandas deste estilo fazem de seus membros referências para os entusiastas do heavy metal e, em alguns casos, do rock de uma forma geral. O exemplo mais proeminente é o Dram Theater, cujos integrantes são cultuados por seu talento (como o guitarrista John Petrucci, o tecladista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy). Outros exemplos de bandas neste estilo incluem, Savatage, Evergrey, Symphony X e Nevermore.

Indie- Rock: Bandas de garagem que participam do circuito “independente”, fora do mainstream, como radiohead, Pixies, the Strokes, White Stripes, Cold Play, Travios e Belle & Sebastian, além de algumas bandas britpop.

Post Rock: é um estilo de rock oriundo do início dos anos 90, quando algumas bandas iniciaram uma ousada proposta de unir elementos do rock alternativo com o rock progressivo. Slint foi considerada a banda precursora do estilo, seguido também por Coheed and Cambria.

Joey Jordison Slipknot New Metal: também conhecido como nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam outros estilos musicais em suas composição, notadamente rap ou música eletrônica. Por conta disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Suas letras falam de temas depressivos de um forma “alegre”, não sendo regra. Bandas deste estilo incluem Slipknot, Korn, static-x, Limp Bizkit, POD, Otep e Deftones. Alguns atribuem a origem do estilo ao Faith No More, enquanto outros remetem à sonoridade adotada pelo Pantera a partir do seu quinto disco, Cowboys From Hell(91).

Marilyn MansonMetal Industrial: Também faz uso de música eletrônica em conjunção com o rock, mas ao contrário do new metal, praticamente não há elementos sonoros de rap. Exemplos incluem Marilyn Manson, Rammstein, Fear Factory, Ministry, Nine Inch Nails e Rob Zombie.

Visual Kei: Estilo originado no Japão que combina diversos estilos como Gótico, Punk, Metal, Ska, Pop Rock, etc, de uma maneira muito peculiar, apresentado sob uma imagem carregada e andrógina. Alguns representantes: X-Japan, Luna sea, Glay, Dir en Grey, L´Arc~en~Ciel e Malice Mizer. Apesar de ser geralmente considerada como rock, o Visual Kei é caracterizado pela linha visual mais do que a consistência musical, tendo muito mais liberdade de

experimentação do que outros estilos (um álbum da banda pode ter uma sonoridade lembrando o Metal melódico, enquanto o próximo álbum pode ter a sonoridade de bandas de New Metal).

Pop Punk: uma mistura de Blink 182º, Millenolin, green Day, Yellowcard e o Ska de Less Than Jake, o Pop Punk que começou com um cenário independente muito forte, com diferentes estratégias de divulgação de trabalho como a internet, se tornou uma das grandes novidades do rock Brasileiro. A banda Darvin (como precurssora no cenário) se tornou grande influência para bandas como Forfun e Dibob. Esse estilo musical ficou conhecido como o “punk de bermudão” por ter se desenvolvido, principalmente no Rio de Janeiro. Mas, segundo os integrantes das bandas, toca-se de bermudão porque no Rio de Janeiro faz um calor de 43 graus no verão, e a calça comprida seria inviável. Apesar de todos os rótulos, dentre os mais famosos o “riocore”, que faz com que as pessoas deixem de perceber o que cada banda tem de individual, o Pop Punk vem contribuindo cada vez mais para o cenário do rock Brasileiro, muitas vezes lembrado apenas pelo rock dos anos 80.

Anúncios

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em Blog, Cultura, História cultural, História Musical, Música, New, Pop, Rock, Rock´n´roll e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O Rock da Década de 90

  1. thaylla disse:

    bom cara eu qria saber oq és ser emo?

  2. cinthia disse:

    com certeza,Kurt Cobain ainda é e sempre será o maior musico de todos os tempos… também amoooooooo Marilyn Manson,ele com certeza ,além de um grande cantor,é um genio,o cara é um ator fantastico…

  3. PérolaManson disse:

    LINDO!

  4. Nosssa disse:

    CAPETA PURO SO TEM DEMONIO AI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s