Pato Fu

fernanda takai pato fu

Pato Fu é uma banda brasileira de rock alternativo formada, em 1992, da banda Sustados por 1 Gesto, na cidade de Belo Horizonte. Composta atualmente por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo, a banda possui um som que vai do pop rock à música experimental, incluindo influências eletrônicas em certas faixas. Entre suas músicas mais famosas estão “Depois“, “Made in Japan” e “Ando Meio Desligado“.

O Pato Fu teve início em 1992, quando Fernanda Takai, até então vocalista da banda Fernanda & 3 Do Povo decidiu formar uma banda com dois amigos de uma loja de guitarras onde ela costumava comprar encordoamentos. Os amigos eram John Ulhoa e Ricardo Koctus, da banda Sustados por 1 Gesto e Sexo Explícito. Decidiram se chamar Pato Fu em alusão a uma tira em que o gato Garfield lutava gato-fu. Para não lembrar tanto a história original, trocaram a primeira letra, e ficaram com um nome tão estranho quanto o som que fariam mais tarde. Em outubro de 1992, gravaram sua primeira fita demo, e, no final do ano, começaram a se apresentar em Belo Horizonte. Já no começo de 1993, participaram do show “Rock Brasil”, ao lado de bandas como Skank, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.

Em maio de 1993, o Pato Fu terminou de gravar o seu primeiro álbum — Rotomusic de Liquidificapum — no estúdio Ferreti, localizado em BH, atual estúdio Máquina do Haroldo Ferreti (bateria do Skank). Embora o disco não tenha obtido o sucesso esperado, acabou atraindo a BMG, em 1994, durante uma apresentação no Rio de Janeiro. Em meio a outras bandas sem sucesso, o Pato Fu foi escolhido por Maurício Valadares (coordenador do selo Plug da BMG) para assinar um contrato com a gravadora. Algum tempo depois, em 1995, gravaram o segundo CD — Gol de Quem? — em um mês, no estúdio Cia. de Técnicos, também no Rio. Músicas como “Sobre o Tempo” e “Qualquer Bobagem” garantiram o prêmio de revelação no 1º Video Music Awards da MTV Brasil. Pela primeira vez, o Pato Fu tocou nos Estados Unidos, e aproveitou para trocar a sua bateria eletrônica por um músico de verdade: Xande Tamietti.

Em 2001, a banda se apresentou para cerca de 250 mil pessoas, abrindo o show de Oasis, Ira!, Ultraje e Guns N’ Roses no Rock in Rio III. O mais novo integrante da banda é o tecladista Lulu Camargo, ex-integrante da banda Karnak.

Integrantes:

  • Fernanda Takai (voz, violão e guitarra)

  • John Ulhoa (guitarra, violão, programação e voz).

  • Ricardo Koctus (contra-baixo e voz)

  • Xande Tamietti (bateria e percussão)

  • Lulu Camargo (teclado e acordeão)

  • Albuns:

  • Rotomusic de Liquidificapum (1993)

  • Gol de Quem? (1994)

  • Tem Mas Acabou (1996)

  • Televisão de Cachorro (1998)

  • Isopor (1999)

  • Ruído Rosa (2001)

  • MTV ao Vivo – no Museu de Arte da Pampulha (2002)

  • Toda Cura Para Todo Mal (2005)

  • Daqui pro Futuro (2007)

  •  

    Sobre Josi Vice

    Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
    Esse post foi publicado em alternativo, bandas, bandas de rock, Bandas de rock nacional, Biografia, Blog, História Musical, Música, mulheres no rock, Pop, Rock, Rock Alternativo, Rock brasileiro, rock de calcinha, Rock nacional, Rock´n´roll e marcado , , . Guardar link permanente.

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s