MTV Unplugged in New York (1994), o Acústico MTV do Nirvana

MTV Unplugged in New York é o Acústico MTV do Nirvana, gravado em Nova Iorque. Produzido pela MTV americana, acabou lançado 7 meses após a morte de Kurt Cobain em versão CD e VHS. Apenas em 2007 foi lançada a versão DVD.

  1. “About a Girl” (Cobain) – 3:37

  2. “Come As You Are” (Cobain) – 4:13

  3. “Jesus Doesn’t Want Me for a Sunbeam” (Kelly/McKee; cover dos Vaselines) – 4:37

  4. “The Man Who Sold The World” (cover de David Bowie) – 4:20

  5. “Pennyroyal Tea” (Cobain) – 3:40

  6. “Dumb” (Cobain) – 2:52

  7. “Polly” (Cobain/Nirvana) – 3:16

  8. “On a Plain” (Cobain) – 3:44

  9. “Something In The Way” (Cobain) – 4:01

  10. “Plateau” (Kirkwood;cover dos Meat Puppets) – 3:38

  11. “Oh, Me” (Kirkwood;cover dos Meat Puppets) – 3:26

  12. “Lake of Fire” (Kirkwood;cover dos Meat Puppets) – 2:55

  13. “All Apologies” (Cobain) – 4:23

  14. “Where Did You Sleep Last Night” (cover de Leadbelly) – 5:08

Em meados de 1993, a banda é convidada pela MTV para a realização de uma de suas principais apresentações, o famoso concerto acústico Unplugged. Alex Coletti, o idealizador do programa, realiza o convite, que é aceito pela banda sem fazer muito charme nem dificultar as negociações. O programa Unplugged surgiu em 1989 com uma idéia simples: artistas de renome que usam instrumentos elétricos tocando músicas com instrumentos acústicos, principalmente o violão. Com sua tempestuosa relação com a fama e o sucesso em grandes proporções, Kurt determinou um limite: nada de “grandes sucessos do Nirvana” no repertório. Nem mesmo usar a oportunidade para promover o recém-lançado In Utero. Cobain também fez questão de incluir covers que a banda nunca gravara antes. E não convidou nenhum astro, antes membros da banda anônima Meat Puppets, ao contrário do que se especulava na época – muitos acreditavam que Eddie Vedder, cantor do Pearl Jam, dividiria o palco com Kurt. Para a decoração do ambiente, Kurt quis algo simples e aconchegante. Pediu flores e velas. Coletti perguntou, meio brincando: “Como um velório?” – Kurt respondeu que sim.

Gostar, a MTV não gostou. Mas engoliu as “excentricidades de Kurt”. Na noite de 18 de Novembro de 1993, depois de muito ensaiar, a banda entrou no palco montado nos estúdios da Sony, em Nova York, para gravar o MTV Unplugged in New York. Pat Smear, estava como segundo guitarrista, e os irmãos Curt e Chris Kirkwood, do Meat Puppets, subiram ao palco e tocaram três músicas para Kurt cantar.

O Unplugged foi um sucesso. Sendo exibido até a exaustão pela emissora, e sendo o Unplugged mais conhecido, a apresentação se tornou um clássico eternizado no mundo do rock.

Apenas em 2007 foi lançada a versão DVD do concerto, com além do concerto, imagens dos ensaios e entrevistas inéditas

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em Albuns, alternativo, bandas, bandas de rock, Bandas dos Estados Unidos da América, Biografia, Blog, Blogalização, Cultura, grunge, História cultural, História Musical, Música, Pop, Rock, Rock Alternativo, Rock internacional, Rock´n´roll, rockstars, Roqueiros e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para MTV Unplugged in New York (1994), o Acústico MTV do Nirvana

  1. catia disse:

    O KURT É UNICOO (L)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s