Janis Joplin

janis_joplin

Janis Lyn Joplin (19 de janeiro de 1943 – 4 de outubro de 1970) foi uma cantora norte-americana de blues, influenciada pelo rock e pelo soul com uma voz marcante e que também chegou a compor. Joplin lançou quatro álbuns, desde 1967 até o lançamento póstumo em 1971.

janis

Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.

joplin janis

Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.

Joplin

Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior.

O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterrey, com uma versão da música “Ball and Chain” e os marcantes vocais de Janis. Seu álbum de 1968 Cheap Thrills fez o nome de Janis.

 Janis Lyn Joplin

Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas “Me and Bobby McGee” (de Kris Kristofferson), e “Mercedes-Benz”, escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.

Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, na cidade de Westwood, Califórnia, e suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico numa cerimônia. O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.

Ela hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.

Janis Joplin

Disse: “Não faça compromissos, você é tudo o que você tem”.

janis _ joplin

Anúncios

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em Biografia, Blog, Blogalização, Cantores, Cultura, Drogas e rock´n´roll, Fotos, Música, mulheres no rock, Rock, rock de calcinha, Rock internacional, Rock´n´roll, rockstars, Roqueiras, Sexo, Drogas e Rock´n´roll, vocalistas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Janis Joplin

  1. Mayara disse:

    Janis Joplin foi uma grande cantora, uma das melhores que eu ja ouvi.
    Adorei o Blog, espero que mais gente tenha tido essa msma visão do Blog como eu.
    Parabéns pelo Blog
    Bjus
    SLIM- banda SKEM

  2. O site está muito bem feito, tem muita informação sobre a janis e algumas fotografias que eu nunca tinha visto. É uma das minhas cantoras preferidas. Parabéns!!! Silvermoon

  3. Elian disse:

    Yo amo mucho a janis joplin desde haces muchos años,tengo 32 años y escucho janis joplin desde que you tenias mis 13 años de idad,amo mucho a janis joplin,para siempre en nuestros heart,forever love,love janis joplin!!!!!

  4. penny lane disse:

    Adorei! tudo o que vc escreveu no seu blog!!1
    tem tudo o q um verdadeiro fã de janis quer saber!
    parabens!!!!!!!!

  5. Giovanni disse:

    É mesmo uma pena que grandes cantores (as) sempre morrem assim . É como dizia Cazuza “meus erois morreram de overdose”. Mais Janis é imortal . Parabéns pelo blog…

  6. Turu disse:

    Bom, estou pesquisando sobre a vida da Janis também e li que ela teve problemas com a sexualidade e pessoas que a chamaram de “puta” cantora de voz feia, além de dizerem que ela era feia, pois era gordinha. Janis tinha problemas com paixões e sentia-se muito só. “Faço amor no palco com dez mil pessoas e depois vou para casa sozinha”. Janis Joplin…quanto ainda se tem pra descobrir sobre esta mulher que é mais do que uma cantora, mas sim uma grande pessoa.
    Parabéns pelo blog

    bjinhus

  7. Sanny disse:

    Jim, Jimi, Kurt e Janis
    Realmente só os melhores!
    ;D

  8. Pétala disse:

    Oh man!!!
    Muito show,cara!A J.J. foi um ícone…talvez uma das maiores,se não a maior…
    Me identifico com essa querida Blue…escurraçada o tempo todo e não se livrou disso…
    Bom…eu amo seus gritos que ainda ecoam e ecoarão por muito tempo se depender da fã que aqui vos fala!!!
    Janis Joplin eternamente…asim como os blues…

  9. celso ricardo lomba disse:

    OS TRES J DEFINITIVAMENTE SAO ALEM DA CONTA DO QUE É POESIA E BOA MUSICA,EXCELENTE.

  10. Nelson disse:

    Eu simplesmente adoro JJ, só tem um problema, gostaria de ser contemporaneo dela!
    Mas blz, resta ouvir e assistir pela net!
    De resto, simplesmente a melhor!

  11. Déborah disse:

    Depois que li seu livro, nao deixei mais de ama-la…

  12. Mateus disse:

    a melhor cantora dos anos 60 na minha opiniao…

  13. mauicio disse:

    tenho 4 discos de vinil da janis para vender,quem e interessar entre em contato.

  14. mauicio disse:

    tenho 4 discos de vinil da janis para vender,quem e interessar entre em contato.

    mauriciolorenconi@ig.com.br

  15. mauicio disse:

    meu e-mail para os discos da janis
    mauriciolorenconi@ig.com.br

  16. talita disse:

    Comecei a curtir Janis com 13 anos,ganhei sua biogarfia,perdi…fiquei um tempo sem ouví-la mesmo.Agora cutirno um som conteporâneo -Amy Winehouse- voltei a Janis,e pensar com a vida se repete e os algozes e vitímas também…
    Gostei muito bo blog,parabéns!

  17. lorena disse:

    Adorei o blog,show. Curto a Janis desde sempre começando pelo meu pai com seus discos de vinil,o que começou na adolescencia dele naquela utopia pela vida perfeita… Janis ainda se perpetua com sua voz inimaginavel e ao mesmo tempo sublime………. bjusss

  18. Paula Silva disse:

    ela nem era feia e nem era gorda. ficou feia sim senhores derivado às drogas e ao excesso de álcool que consumia, mas se atentarem bem na voz da falecida cantora verão que ela era engraçadinha e jeitosinha até pena que se foi deteriorando com as drogas e com a bebida

  19. eu disse:

    eu tenho coragem de comer ela

  20. Marco Aurélio disse:

    Gente, sou amante do blues, gosto muito da Janis e tenho alguns discos dela, sem dúvida alguma ela é um icone que tem toda uma representatividade no cenário não só artistico más, no mundo como um todo, por ser mulher, branca e cantar blues e isso no seu tempo ainda era de causar espanto,más dizer que ela é a maior é meio complicado pois o universso do blues e muito rico de talentos femininos como exemplo as duas divas citadas na matéria. Ouçam a Big Mama Thornton, a alma do blues está ali.

  21. Rayma disse:

    Gostei muito de que tenha feito essa homenagem a Janis Joplin. Vou ser sincera nunca gostei muito de rock, principalmente os atuais, mas com influencia dos meus pais passei a conhecer os mais antigos como a Janis, Stons, Queen e outros e assim eu descobri o que realmente era música. A Janis me conquistou logo da primeira vez que eu a ouvi, achei muito interessante como ela cantava e principalmente a voz excêntrica, que foge do comum. Agora eu me interessei em conhecer a história de vida dela, e me impressionei mais uma vez em como ela era tão jovem, mal pude acreditar que ela começou a carreira com apenas 20 anos e que infelizmente veio a falecer 7 anos depois. Achei realmente uma pena isso ter acontecido e que tenha sido dessa forma. Mas a Janis Joplin ficará sempre em nossos corações, e também dos próximos que virão que também se apaixonarão por ela assim como nós.

  22. Lavinia disse:

    Cara, vc copiou isso da wikipédia?! 0.o

  23. janis disse:

    rsrs, amei por isso q amoo meu nome ,

  24. Charles Trigueiro disse:

    Parabéns pelo blog, lindo… são pessoas como você que temos que ter gratidão, pelo trabalho e amor que coloca em cada post, pois e preciso ter amor e em se tratando de rock algo mais trancendental, não caberia espressar o quanto venero essa Diva “Janis Lyn Joplin”, não vejo tal adjetivo que classifique meus sentimentos .

    Muito obrigado, nosso papel e fundamental para que imortalizemos essa paixão que se chama Rock n´roll

    LONGA VIDA AO ROCK CAMARADAS…

  25. Emmanuel Casado dos Santos disse:

    Casei-me com a Janis no dia em que ouvi-a pela 1a vez: Dia das Mães de 1978 e foi logo o álbum mais apaixonante e melhor disco de todos os tempos “Pearl”.

  26. Anna Beatriz disse:

    Joplin era gostosa p/kct com umas coxonas lindas e um peitinho gostoso e durinho.Dá vontade de xupar e tb aquela bct que ela esconde com a mão. Nasci em 1984, uma pena. Se eu fosse jovem na déc de 60, meu sonho seria pegar a Joplin.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s