System of a Down

System of a Down (também conhecido como S.O.A.D. ou System) é uma banda de metal formada em Los Angeles, Califórnia por Serj Tankian (vocais, teclados), John Dolmayan (bateria), Daron Malakian (guitarra, vocais) e Shavo Odadjian (baixo), em 1995. O grupo é conhecido pelas visões políticas e sociais que inserem nas letras de suas canções, o estilo diferente de roupas e as barbichas. Todos os quatro membros são descendentes de armênios.

O System of a Down usa uma grande variedade de instrumentos, incluindo guitarra barítona, mandolins elétricos, cítaras, violões de 12 cordas e vários outros asiáticos. Suas principais influências são as bandas mais antigas de rock alternativo, mas eles também foram influenciados pelo heavy metal, punk rock, jazz, fusion, música folk da Armênia, Rock, rock clássico, blues e industrial.

O primeiro álbum da banda foi lançado em 1998, se chamava apenas System of a Down e alcançou algum sucesso com o compacto ‘Sugar’ tocando bastante em rádios nos EUA, seguido pelos compactos “Spiders” e “War?”. A banda excursionou pela América e em 2000 voltou ao estúdio para gravar seu segundo álbum, “Toxicity”, que viria a ser aclamado pela crítica. O disco estreou em 1º lugar na parada da Billboard e no Canadá, eventualmente chegando à marca de 5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O álbum estava em 1º lugar nos EUA em 11 de Setembro de 2001.

Em 2001 as canções que não entraram no disco “Toxicity” vazaram na internet. Algum tempo depois a banda enviou um comunicado dizendo que os fãs estavam ouvindo versões inacabadas das músicas e voltou ao estúdio para regravar o álbum. O resultado foi o terceiro disco, Steal This Album!, lançado em novembro de 2002. A banda adotou um estilo minimalista na arte do álbum, com o CD com o aspecto de um CD Regravável, uma referência aos ataques da RIAA contra a troca de arquivos na internet e a pirataria. Cada um dos quatro membros da banda criou uma capa especial para o disco e 50 mil cópias de cada uma das quatro versões foram colocadas a venda. O nome do álbum é uma referência ao clássico da contracultura Steal This Book, de Abbie Hoffman. Os compactos “Innervision” e “I-E-A-I-A-I-O” foram lançados como discos promocionais apenas para as rádios e tiveram bastante execução em emissoras alternativas. O vídeo da canção “Boom!” foi dirigido por Michael Moore num protesto contra a Guerra no Iraque, que inclusive tem cenas de passeatas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O clipe foi proibido em muitos lugares do mundo por tirar um sarro do presidente dos EUA, George W. Bush.

Entre 2004 e 2005 a banda gravou tantas músicas que resolveu lançar dois discos no mesmo ano. No início de 2005 a canção ‘Cigaro’ foi colocada na internet por membros da equipe da banda e causou sensação entre os fãs. O disco Mezmerize foi lançado nos EUA e na Europa em 17 de Maio de 2005 e na Austrália em 22 de Maio de 2005. Ele estreou em 1º lugar nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e em outras partes do mundo, sendo o segundo álbum da banda a chegar ao 1º lugar das paradas e alcançando 800 mil cópias vendidas no mundo todo numa semana. O álbum teve boa recepção dos críticos e o primeiro compacto “B.Y.O.B.”, (que significa Bring Your Own Bombs), que questiona a integridade da guerra, chegou ao topo das paradas da Billboard. O compacto seguinte, “Question!”, foi lançado com o baixista Shavo Odadjian co-dirigindo o clipe. Após o lançamento de Mezmerize a banda entrou em turnê nos Estados Unidos e Canadá com o The Mars Volta como banda de abertura.

Em setembro de 2005 a banda filmou o vídeo de “Hypnotize” durante um show em Grand Rapids, Michigan. O compacto foi lançado no final do mesmo mês. O vídeo saiu simultaneamente na MTV e no site oficial do SOAD em 1 de Novembro de 2005. Em 22 de Novembro a segunda parte do álbum duplo Mezmerize/Hypnotize, Hypnotize foi lançado. Ele também estreou em 1º lugar na Billboard Top 200.

A banda foi uma das que lideraram o Ozzfest 2006, fazendo dezenas de shows entre os meses de junho-agosto. Anunciaram durante esse período que entrariam em um hiatus (pausa) sem tempo determinado, para que cada membro pudesse cuidar de seus projetos pessoais.

Existe alguma controvérsia em relação ao gênero musical da banda. O System of a Down é uma banda de New metal ou apenas uma banda de rock pesado?

O System of a Down foi chamado de banda de “new metal”, ou “metal alternativo”, por alguns fãs e pela mídia desde o seu surgimento. Um dos motivos é o fato do primeiro álbum do SOAD ter sido lançado durante o boom do new metal em meados dos anos 90. A banda também tocou no Ozzfest, festival que normalmente tem a participação de várias bandas de nu metal, e as músicas do SOAD raramente têm solos de guitarra, que são característicos de bandas desse estilo.

Aqueles que não concordam com o rótulo de new metal argumentam que não existem influências do rap ou scratches nas músicas do SOAD. Essas características do hip-hop são típicas, senão a própria definição, do new metal.

Além disso, a banda não se considera parte do cenário do new metal. O guitarrista Daron Malakian disse em entrevista à Guitar World se sentir satisfeito pela banda não ter sido levada para esse gênero. Durante um show em 2005 ele disse: “Costumam nos chamar de banda de new-metal, agora nos chamam de prog rock. Acho que vão dizer que nós somos qualquer coisa que seja popular.”

Em outra entrevista, desta vez para o Houston Press, também em 2005, Daron declarou que “Ultimamente nós temos dado muitas entrevistas e as pessoas tem dito ‘Vocês estão realmente liderando o novo movimento prog’; e nós tipo, ‘O quê?!’. Porque há alguns anos esses mesmos caras estavam nos comparando com Limp Bizkit e Korn, e agora que nós ainda estamos aqui e essas bandas acabaram eles estão falando de prog. Incomoda que as pessoas estejam sempre precisando nos comparar com alguém, ou nos colocar em algum novo gênero. Não estou dizendo que nós somos a banda mais original do mundo, mas realmente não acredito que estejamos na categoria do Heavy metal ou do rock puro. Tem muita coisa misturada em uma”.

  • Serj Tankian – (vocais, teclados, e guitarra)
  • Daron Malakian – (guitarra e vocais)
  • Shavo Odadjian – (contra-baixo)
  • John Dolmayan – (bateria)

Albuns:

  • 1998 – System of a Down
  • 2001 – Toxicity
  • 2002 – Steal This Album!
  • 2005 – Mezmerize
  • 2005 – Hypnotize
Anúncios

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em alternativo, bandas, bandas de rock, Biografia, Blog, Blogalização, História Musical, Música, Metal, New, new metal, Nu Metal, Rock, Rock Alternativo, Rock internacional, rockstars, Roqueiros e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para System of a Down

  1. maykon disse:

    o system pra mim é a melhor manda do mundo!!!

  2. Frank Wisley disse:

    eu tbem acho ,q pena q estejam parados , como qeria ver um novo album desses karas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s