The Jesus and Mary Chain

The Jesus and Mary Chain é uma banda de rock alternativo da Escócia, cujas músicas eram compostas pela dupla de irmãos Jim Reid e William Reid, formada em 1984 e que está de volta aos palcos, em 2007, após um período de oito anos.

Ficaram conhecidos por unir melodias inspiradas no rock dos anos 60 (Beach Boys, The Who) ao som sujo e distorcido criado com pedais e amplificadores. Os shows ao vivo eram notórios pela indiferença da banda em relação à platéia. Jim Reid chegava a tocar de costas para o público e alguns shows chegavam a durar apenas 10 minutos. No fim dos anos 80, a Universidade Politécnica de Londres foi palco de uma revolta do público contra a banda. Os pagantes destruiram o auditório da Universidade, em uma onda de violência que expôs os irmãos Reid aos holofotes da mídia especializada.

Em 1999, após uma série de brigas, os irmãos Jim e William Reid anunciariam o fim do Jesus and Mary Chain.

Mas em abril de 2007 a dupla se reuniu novamente no festival Coachella, Califórnia. Após um breve show de pré-estréia na quinta-feira (26), em Pomona, também na Califórnia, os irmãos Reid tocaram por cerca de uma hora no deserto de Índio. Foi uma das atrações da noite de abertura do festival que também trouxe de volta aos palcos as bandas Happy Mondays e Rage Against the Machine. Em uma performance aclamada pelo público e pela crítica, Jim e William surpreenderam tocando as principais canções da carreira e até uma faixa inédita. A execução da música “Just Like Honey” contou com a participação especial da atriz Scarlett Johanson nos vocais de apoio. A canção foi tema do filme “Encontros e Desencontros”, dirigido por Sophia Coppola e protagonizado por Scarlett.

A banda serviu de inpiração para o shoegaze, mas eles próprios não são desse gênero.

The Jesus and Mary Chain girava originalmente em torno da parceria de composição de seus dois membros principais. Para conceber por completo suas visões da banda, os irmãos Reid recrutaram o baixista Douglas Hart e o baterista Murray Dalglish. Esse foi rapidamente substituído por Bobby Gillespie (que iria liderar o Primal Scream posteriormente), e a banda gravou o single de estréia, “Upside Down”, lançado em outubro de 1984 pela Creation Records. Apesar de o single ter recebido elogios gerais da crítica da imprensa da música britânica, e do fato de a banda ser fanaticamente defendida pela NME, foram os shows ao vivo deles que lhes deram mais destaque.

  • A canção “Just Like Honey” foi usada na cena final de “Lost in Translation” (BR:”Encontros e Desencontros”; PT:”O Amor é um Lugar Estranho”), dirigido por Sofia Coppola.
  • “Reverence” foi usada no filme de 1992, Pet Semetary II.
  • “Snakedriver” foi usada no filme O Corvo.
  • O cineasta independente Gregg Araki é um grande fã da banda e de sua música, nomeando seu filme The Living End, de mesmo nome de uma das músicas de The Jesus and Mary Chain. “Head On” é usada em seu filme seguinte, Totally F***ed Up. “Sometimes Always” e “Penetration” são usadas em Geração Maldita. “In The Black” aparece no filme Nowhere.
  • A banda Legião Urbana cantou no cd Acústico MTV uma versão para Head on.
Anúncios

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em alternativo, bandas, bandas de rock, Biografia, Blog, Blogalização, Cultura, História cultural, história do rock, História Musical, Legião Urbana, Música, music, Rock, Rock Alternativo, Rock internacional, Rock´n´roll, rockstars, Roqueiros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s