Aos 27

Frederick Heath (23 de dezembro de 1939 – 7 de outubro de 1966) mais conhecido pelo pseudônimo Johnny Kidd, foi o líder e vocalista da banda Johnny Kidd & the Pirates, um dos conjuntos da chamada “The British Invasion”, (Invasão Britânica) entre os anos 1963 e 1966. Pioneiro do rock inglês, gravou “Shakin’ All Over” e “Please Don’t Touch”. Morreu em 1966 em um acidente de carro em Bury, Lancashire.

Brian Jones (Lewis Brian Hopkin-Jones) nascido em (Cheltenham, Gloucestershire, Inglaterra, (28 de Fevereiro, 1942 – 3 de Julho de 1969, Essex, Inglaterra) foi um dos fundadores da banda Rolling Stones. Filho de um engenheiro da marinha inglesa – Lewis Jones – com uma dona de casa. Brian foi conhecido pela sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, ainda que se tenha notabilizado como guitarrista da banda. Músico de origem clássica (Brian aprendeu a tocar com sua mãe que ministrava aulas de piano na Igreja próxima) era inicalmente o único músico da banda capaz de ler e escrever partituras. Apesar da fama e fortuna originada pelo sucesso da banda, Brian acabou por ceder ao uso desregrado de drogas, o que lhe valeu o desprendimento do grupo em 8 de Junho de 1969. Menos de um mês depois, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado afogado na piscina de sua casa, Cotchford Farma, em Sussex, antiga casa do escritor A. A. Milne, criador do Ursinho Pooh, que o músico adorava. Desde sua morte, tida oficialmente como acidental, muitas dúvidas e livros encheram a mídia, alimentando muitas teorias conspiratorias. Apesar dos poucos anos de vida é considerado um dos mentores do estilo adotado pela banda. Deixou um grande número de fãs que cultuam sua imagem e contribuição musical até os dias de hoje.

Na primavera de 1962, Jones convidou Jagger e Richards para formar uma banda, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no trecho de uma canção de Muddy Waters que dizia: “… pedras rolantes não criam musgo…”. Inicalmente a banda foi chamada de Rollin’stones, cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962. Posteriormente Brian e o então promotor da banda a rebatizaram, chamando de Rolling Stones.

Alan “Blind Owl” Wilson (4 de julho de 1943 – 3 de setembro de 1970) foi o líder, vocalista e principal compositor da banda de blues estadunidense Canned Heat. Wilson nasceu em Boston, Massachusetts, e morreu em Topanga Canyon, Califórnia, de overdose de drogas num aparente suicídio. Sua morte ainda é tema de controvérsia, pois os resultados da autópsia foram inconclusivos e ele não deixou nenhum bilhete.

Johnny Allen Hendrix, mais tarde renomeado para James “Jimi” Marshall Hendrix, (Seattle, 27 de novembro de 1942 — Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor, compositor e produtor norte-americano, amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock. Como guitarrista, ele se inspirou nas inovações de músicos do blues, tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues), tais como Curtis MayfieldJimi è considerado por muitos o maior guitarrista do mundo. Ademais, ele ampliou a tradição da guitarra no rock: apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (de The Kinks), e Pete Townshend (de The Who) terem empregado recursos como o “feedback” (realimentação), distorção e outros efeitos especiais, Hendrix, graças às suas raízes no blues, na soul-music e no R&B, foi capaz de usar estes recursos de uma forma que transcendia suas fontes. Ele também foi um letrista cujas composições foram tocadas por inúmeros artistas. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas ideias musicais. Assim, a sua importância como estrela do rock coloca-o ao nível de figuras como Chuck Berry, John Lennon (dos Beatles), Elvis Presley e Mick Jagger (dos Rolling Stones).

Janis Lyn Joplin (19 de janeiro de 1943 – 4 de outubro de 1970) foi uma cantora americana de blues, influenciada pelo rock e pelo soul com uma voz marcante e que também chegou a compor. Joplin lançou quatro álbuns, desde 1967 até o lançamento póstumo em 1971.

 

James Douglas Morrison, mais conhecido como Jim Morrison, (Melbourne, Flórida, 8 de Dezembro de 1943 — Paris, 3 de Julho de 1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano.

Foi o vocalista e autor da maior parte das letras da banda rock norte-americana The Doors, embora Robby Krieger também tenha escrito algumas com Jim, por exemplo, Light My Fire.

Brian Cole

Em 02/08/1972: Brian Cole, baixista do Associations, morre de overdose de heroína aos 27 anos de idade.

Kurt Donald Cobain (20 de fevereiro de 1967 — 5 de abril de 1994) foi um músico norte-americano, mais conhecido por ser o vocalista e compositor da banda Nirvana, dos arredores de Seattle, Washington.

Cobain formou o Nirvana juntamente com o baixista e amigo Krist Novoselic em 1987. Em dois anos, a banda fixou-se como um dos principais grupos do cenário local. Em 1991, a chegada da música “Smells Like Teen Spirit” marcou o início de uma dramática e eletrizante mudança no mundo do rock & roll, que afastou dos holofotes os estilos glam metal, arena rock e dance-pop para dar lugar ao grunge e ao rock alternativo. A indústria da música considerou a canção como “hino de uma geração inteira” e, com isso, Cobain ganhou o título de “porta-voz” da denominada Geração X.

Kurt viveu uma vida marcada pela depressão, desgastes emocionais e vícios em drogas. Os últimos anos de sua vida foram castigados pela dependência exagerada de heroína, pela forte pressão exercida pela mídia e por sua conturbada relação com a esposa Courtney Love. No dia 8 de abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle.

Chris Bell foi um cantor, compositor e guitarrista nascido em 25 de janeiro de 1951 em Memphis, Tennesse, Estados Unidos da América.

Juntamente com Alex Chilton ele liderou a banda de power pop Big Star durante os anos 70. Bell deixou o grupo depois de seu primeiro disco, #1 Record, de 1972, mas contribuiu com algumas músicas para o segundo álbum, Radio City de 1974. Ele seguiu carreira solo, mas suas canções (entre elas “I Am The Cosmos”, “I Got Kinda Lost” e “You and You Sister” – esta um dueto com Chilton) permaneceriam inéditas até o lançamento em 1992 do álbum I Am The Cosmos. Chris Bell morreu em 27 de dezembro de 1978 em um acidente de automóvel em Memphis.

Gary Thain

Em 08/12/1975: Gary Thain (Uriah Heep). Embora muitos pensem que ele tenha morrido devido a um choque que levou num show em setembro de 1975, na realidade a causa de sua morte foi uma overdose de heroína aos 27 anos de idade, inclusive cerca de um mês antes ele já havia sido “dispensado” da banda por causa de seu vício.

 Ron McKernan

Em 19/06/1973: Ron ‘Pigpen’ Mckernan, tecladista do Grateful Dead, morre em decorrência de uma cirrose hepática, aos 27 anos de idade.

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em Biografia, Blog, Blogalização, Cantoras, Cantores, Cultura, Drogas e rock´n´roll, grunge, História cultural, história do rock, História Musical, juventude, Música, Música e suicídio, mulheres no rock, music, Nirvana, Rock, rock de calcinha, Rock internacional, Rock´n´roll, rockstars, Roqueiras, Roqueiros, Sexo, Drogas e Rock´n´roll, Vocal Feminino, vocalistas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s