Amy Winehouse

Ela pode não cantar rock, mas a atitude é de uma rockstar. Com certeza.

Ela canta neo soul como ninguém. Quem nunca ouviu o vozeirão de Winehouse precisa entrar no Youtube para entender porque ela além de chamar atenção por toda a sua carga de excentricidades e escândalos, também faturou vários prêmios.

amy winehouse

Amy-Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983) é uma cantora e compositora de soul, jazz e R&B do Reino Unido, ganhadora de 5 prêmios Grammy Awards

Winehouse nasceu numa área suburbana de Enfield, Londres, numa família judaica de quatro elementos com tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica. Amy tem ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse.

Cresceu no subúrbio de Southgate e fez os estudos na instituição de ensino Ashmole School. Por volta dos dez anos, Winehouse funda uma banda amadora – e de curta vida útil – de rap chamada “Sweet ‘n’ Sour, as Sour”. Ela descreveu a banda como sendo “the little white Jewish Salt ‘n’ Pepa” (“a pequena Salt ‘n’ Pepa judaica”).

Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e por volta dos 16 anos, já cantava profissionalmente ao lado de uma amiga cantora de soul, Tyler James.

Seu álbum de estréia, “Frank” (2003), foi indicado para o Mercury Music Prize. Em 14 de fevereiro de 2007 ela ganhou um Brit Award por Melhor Artista Feminina Britânica entregue pela Baby Spice, Emma Bunton.

Seu segundo álbum, “Back to Black”, recebeu 6 indicações para o Grammy 2008,incluindo os quatro principais ( Revelação do Ano, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano) e ganhou 5. Back to Black também teve grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007 , com 6 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.

Durante o EMA 2007, Amy recebeu um prêmio surpresa: Foi feita uma votação entre os artistas de mais destaque nesse ano para saber qual o artista que merecia ganhar, tendo sido Amy a mais votada. Artistas como Rihanna, Chris Brown e Fergie disseram que ela merece uma vez que é original, tem uma voz incrível e um ritmo único.

Ultimamente tem-se debatido, juntamente com o seu marido, com problemas relacionados com drogas, tendo várias vezes tentado superar o vício em clínicas de desintoxicação. Os tablóides britânicos a elegeram como alvo preferencial, destronando deste modo Pete Doherty (líder dos Babyshambles) como junkie mais famoso da Grã-Bretanha.

Ela fumava maconha e mudou para o álcool. A mudança de vício foi influência do marido Blake Fielder-Civil, a quem chama carinhosamente de Baby. O casal se conheceu em um bar freqüentado por Amy na região de Camden, em Londres. “Era minha área. Passava muito tempo por lá, jogando sinuca e ouvindo música de jukebox. Ele (Blake) não fuma maconha, então passei a beber mais e a fumar menos”.

Seu empresário a abandonou ao descobrir que no ônibus da turnê, Amy usava heroína.

No dia 22/01/08, um video com Amy usando crack e outras drogas saiu no site de tabloides The Sun. Esse video podia mudar a vida de Winehouse, pois sua familia e amigos não sabiam o que fazer com ela, mas 25/01, foi internada em uma clinica de reabilitação, sendo vigiada 24 horas por dia. O video pode ser visto no site.

Em função das polêmicas, o governo dos EUA negou visto à artista para cantar no Staples Center, sede da 50ª edição do Grammy, realizada em 10 de fevereiro em Los Angeles. A pedido dos organizadores, Winehouse deveria cantar numa performance direto de Londres, onde mora e cumpre seus tratamentos anti-drogas.

A própria Amy disse que estará morta em um ano, segundo um amigo, que também declarou ao The Sun que nunca irá esquecer de seus olhos em um dos dias de abuso de drogas da cantora:

– Um certo momento ela começou a tocar seu violão rosa e cantar. Cheguei a pensar “Agora, sim, ela está de volta”. Mas então, ela começou a se balançar e, como uma menina de seis anos, ficou chorando e gemendo.

A polêmica cantora tirou a roupa para uma campanha de conscientização sobre os riscos do câncer de mama entre mulheres jovens. Fotografada por Carolyn Djangoly, Amy aparece pelada nas imagens, mas com fitas adesivas nos seios e coberta por um violão. As fotos serão publicadas na edição de abril da revista feminina britânica Easy Living.

Além dela, a atriz Helena Bonham Carter e a cantora nigeriana Sade também aderiram à campanha, que pretende levantar fundos para as jovens vítimas da doença.

amy winehouse nua
################################################################

AMY WINEHOUSE SHOW

Rehab

Tentaram me mandar pra reabilitação mas eu disse
“não não não”
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu voltar vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo e se meu pai acha que estou bem
Ele tentou me mandar pra reabilitação mas eu não vou, vou, vou

Prefiro ficar em casa com Ray
Eu não tenho setenta dias
Por que não há nada
Não há nada que você possa me ensinar
Que eu não possa aprender com Sr. Hathaway

Não aprendi muito na escola
Mas sei que não aprenderei bebendo

Tentaram me mandar pra reabilitação mas eu disse
“não não não”
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu voltar vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo e se meu pai acha que estou bem
Ele tentou me mandar pra reabilitação mas eu não vou, vou, vou

Um homem me disse “por que você acha que está aqui?”
Eu disse “não faço idéia
Eu vou, vou perder meu amor
Então eu sempre tenho uma garrafa por perto”
Ele disse “acho que você só está deprimida,
Me dê um beijo e vá descansar”

Tentaram me mandar pra reabilitação mas eu disse
“não não não”
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu voltar vocês vão saber, saber, saber

Eu não quero beber nunca mais
Eu só oh, só preciso de um amigo
Não vou perder dez semanas
Pra todo mundo pensar que que estou me recuperando

Não é só meu orgulho
É só até essas lágrimas secarem

Tentaram me mandar pra reabilitação mas eu disse
“não não não”
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu voltar vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo e se meu pai acha que estou bem
Ele tentou me mandar pra reabilitação mas eu não vou, vou, vou

Fotos:

amy winehouse image

amy

amy_winehouse

amy winehouse novo visual loira

amy show

winehouse may london

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em Biografia, Blog, Blogalização, Cultura, História cultural, História Musical, Música e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Amy Winehouse

  1. Gil disse:

    Eu amo muito Amy-Jade Winehouse

  2. cinthia grey disse:

    sem comentarios ela é perfeita………………………………………para mim com 34 anos ja vi bastante……….ou um pouco de rock..amy é perfeita.voz que se encaixa em qualquer letra que der para cantar……….pode ser até a sem sentidos que na boca e voz dela ficará linda………….

  3. TATIANA disse:

    Ela é linda, mas preisa de amor e principalmente de Deus, pq só um milagre, pode ajuda-lá…
    De nada adianta tanto talendo, que Deus á abeçõe……..

  4. TATIANA disse:

    Ela é linda, mas preisa de amor e principalmente de Deus, pq só um milagre, pode ajuda-lá…
    De nada adianta tanto talendo, que Deus á abençõe……..

  5. I love Amy winehouse, without she i don’t live”

Deixe uma resposta

