Alanis Morissette

alanis

Alanis Nadine Morissette (Ottawa, 1 de junho de 1974) é uma cantora e compositora canadense naturalizada americana.

alanis

Alanis teve uma carreira precoce. Aos sete anos de idade aprendeu piano, balé e jazz, aos nove compôs as primeiras canções e aos onze tornou-se apresentadora de um programa infantil no canal Nickelodeon. Gravou o single “Fate Stay With Me”, e assinou um contrato com a MCA para o lançamento de um álbum completo. O dance-pop Alanis saiu em 1991 e foi disco de platina no Canadá.

Seu segundo trabalho foi Now is the Time com direito a mais um disco de platina. Continuou sendo conhecida somente no Canadá, até o lançamento de Jagged Little Pill, em 1995.

Um tremendo sucesso, praticamente todas as faixas viraram hit: “You Oughta Know”, “Ironic”, “You Learn”, “Head Over Feet”. Recebeu seis indicações para o Grammy e ganhou três Video Music Awards na MTV, chegando à impressionante marca de mais de 28 milhões de cópias vendidas. Jagged Little Pill é um disco de músicas agressivas e pesadas, onde a cantora opta por vocais simples, guitarras, baixo, bateria e letras autoanalíticas muitas vezes pessimistas, nas quais Alanis Morissette questiona a si mesma e o universo adolescente do qual emergia em 1995.

Alanis Nadine Morissette

Após uma extensa e badalada turnê, Alanis tirou férias na Índia e depois compôs o álbum Supposed Former Infatuation Junkie, lançado em 1998. A faixa “Thank U”, foi o grande destaque do disco, bem mais calmo e suave que o anterior, contudo explorando as fronteiras da música pop ao incluir canções sem refrão e com letras em prosa. Participou ainda, em 1999, do polêmico filme Dogma onde interpretou o papel de Deus. Lança ainda Jagged Little Pill, Live, um resumo da sua primeira turnê feita a partir de filmagens diversas do dia-a-dia da banda.

unplugged

No ano seguinte gravou Alanis Unplugged um especial da MTV no consagrado formato acústico. Com esse lançamento, a cantora entrou novamente na lista dos mais vendidos em todo mundo. Um cover para o clássico “King of Pain”, do The Police, a faixa “Uninvited”, gravada originalmente na trilha do filme Cidade dos Anjos, além de novas versões dos maiores hits da sua carreira, fizeram de Alanis Morissette uma das mais bem sucedidas cantoras de todos os tempos. Nesse álbum, Alanis opta por uma gama de sons mais complexa com percussão e cordas, e sucessos seus antes pesados ganham andamentos mais lentos e arranjos delicados ao violão.

Lançou ainda o CD Under Rug Swept, com composições mais maduras que, no entanto lembrava a temática feminista do seu primeiro álbum. O disco lançou hits como “Hands Clean” e “Precious Illusions”, e ainda contém a música “Utopia'”, lançada de graça pela Internet em homenagem aos mortos nos ataques de 11 de Setembro de 2001. Ainda lança, mais tarde, o DVD e CD Feast On Scraps mostrando a turnê do álbum anterior no mesmo estilo do seu vídeo Jagged Litlle Pill.

alanis morissette

Em 2004, Alanis lança o álbum So-Called Chaos, produzido pela própria. A canadense ressurge como uma mulher que encontrou a paz com o mundo. Ela se afirma, num álbum autoral e confessional, compondo músicas que sintetizam seus esforços passados e sua maturidade. A maior parte das gravações foi realizada em Santa Mônica, na Califórnia, com performances executadas pela sua banda de turnê (guitarristas David Levita e Jason Orme, baixista Eric Avery, tecladista Zac Rae, baterista Blair Sinta). O disco é um conjunto das canções mais adultas e instigantes de Alanis. Composições que, mais do que nunca, exploram as dualidades emocionais da vida. “Eu realmente tendo a explorar ambos os lados de um assunto, em algumas canções aqui”, confessa. “Cada lado me interessa tanto como pessoa, quanto como autora, ou então eu talvez seja esquizofrênica. Ambos os casos podem ser verdade, é claro”.

No dia 13 de junho de 2005 seu CD de maior sucesso, Jagged Little Pill, completou 10 anos de lançamento, e Alanis aproveita a data comemorativa para gravar Jagged Little Pill Acoustic, disco que reúne 12 versões desplugadas e reflexivas do álbum mais famoso da trajetória musical da cantora.

No mesmo ano, Alanis Morissette relembra grandes sucessos de sua carreira com a coletânea The Collection, que inclui dentre as canções gravadas anteriormente a cover de “Crazy”, do cantor Seal e Let’s Do It (Let’s Fall In Love) gravada originalmente para a trilha do filme De-Lovely. O disco também chegou às lojas em uma edição especial contendo um DVD com um documentário sobre a cantora.

Ainda em 2005, Alanis compõe a canção “Wunderkind” para a trilha sonora do filme As Crónicas de Nárnia, que lhe rendeu uma indicação para o Globo de Ouro.

No início de 2007 separou-se do noivo Ryan Reynolds.

Em 2007, a cantora mostra sinais de que está voltando à mídia mundial com um show no Hotel Café em Hollywood e a sua participação no Live Earth Brasil foi cancelada devido a um “erro de comunicação”.

Atualmente, Alanis está compondo seu próximo disco de estúdio que será lançado no primeiro semestre de 2008 e escrevendo um livro de memórias.

O disco “Flavors of Entanglement”, que terá 11 faixas, incluirá a canção “Not As We”, somente piano e voz. A data de lançamento esta confirmada para o dia 20/05/2008, de acordo com o site oficial.

morissette alanis

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em alternativo, Biografia, Blog, Blogalização, Cantoras, Cantores, Cultura, Cultura musical, história do rock, História Musical, Música, mulheres no rock, music, Pop Rock, Rock, Rock Alternativo, rock de calcinha, Rock internacional, rockstars, Roqueiras, Vocal Feminino, vocalistas e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Alanis Morissette

  1. yasmim disse:

    oi…. eu sou a maior fão do mundo amo voces tenho uma amiga que tambem ama voces….
    eu tambem amo o diii ele é muito gato muito lindo…
    voces estão no meu coração….
    boa sorte que voces se dão bem na banda to torcendo pra voces….
    amo muito voces, voces formam uma banda incrivel eu amo a banda…
    um beijão para o di o fi o dani e o gee….
    um beijão pra todos…..
    ´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶
    ´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ´¶¶¶¶¶´
    ´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´¶¶¶¶ ……. amo voces…..

  2. yasmim disse:

    perdão na hora que eu fui escrever fã foi o (o) junto é fã…
    bjusss amo voces

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s