Mana-sama

Mana é um músico, empresário e estilista japonês, famoso por ter sido líder e guitarrista da banda de visual kei Malice Mizer. É considerado o figurão do movimento Gothic Lolita japonês, tendo ajudado a popularizá-lo. Moi Dix Mois é o atual projeto solo

Mana nasceu no dia 19 de março, em Hiroshima; embora haja muitos rumores, seu verdadeiro nome e ano de nascimento são desconhecidos. Ainda cedo, Mana foi introduzido à música clássica por seus pais, ambos professores de música. A música clássica tem permanecido como uma influência em seu trabalho desde então. É dito que ele, quando estava no colégio, escutava Mötley Crüe e tinha o corte de cabelo moicano.

No colégio, Mana preferia as aulas de arte da pintura e escultura. Na adolescência descobre o “heavy metal” e pede aos seus pais uma guitarra. Seus pais não compreendem o seu objetivo e lhes dão o instrumento, mas não o que Mana desejava. Ele nunca utilizou a guitarra que os seus pais lhe deram, pois comprara ele mesmo uma guitarra elétrica.

Chegou a montar uma banda chamada Ves.tearge. Mais tarde, ingressou numa banda punk em Osaka, chamada Girl’e, onde compôs sua primeira canção: “AntiWar”. Nessa época Mana usava o pseudônimo de Serina e, junto ao grupo, lançou uma fita demo com duas músicas.

Algum tempo depois ele se mudou para Tóquio onde conheceu Közi e ingressou em uma nova banda, Matenrow, como baixista e Közi como guitarrista. Közi e Mana, que compartilhavam semelhanças musicais, fundaram o Malice Mizer após Matenrow ter terminado suas atividades.

Como guitarrista e líder da banda, Mana foi o principal compositor e quem tinha o poder de decisão junto ao restante do grupo. Mesmo divergindo dos outros integrantes, como o ex-vocalista Gackt, Mana conseguia manter o equílibrio entre as diferenças de opiniões e criatividade. Dessa forma, o Malice Mizer, que nasceu no ano de 1992, manteve-se na ativa até o ano de 2001 — embora a banda tenha sofrido algumas mudanças da sua formação original até a última.

Após vários anos de sucessos, no dia 11 de dezembro de 2001, o grupo anunciou a sua separação.

No dia 19 de março de 2002, dia do seu aniversário, Mana anunciou oficialmente a formação do seu novo projeto solo, Moi dix Mois, que significa “Eu dez Meses” (em francês). Após o final do Malice Mizer, Mana passou a colocar em prática toda a sua visão, inteiramente pessoal, sobre produzir música. Dessa forma, as diferenças entre ambas as bandas tornaram-se perceptíveis e óbvias. Como se trata de um projeto solo do ex-líder do Malice Mizer, a banda passa por constantes mudanças, como troca de membros e sonoridades diferentes a cada álbum. Além de líder e compositor, ele é guitarrista.

Criada em 1999, a Moi-même-Moitié nasceu para que Mana pudesse expressar suas afinidades em relação à moda Gothic Lolita, já existente no Japão desde a década de 80. A grife, cujo nome tem um significado ególatra (“Minha mesma Metade”), possui apenas dois estilitas: o próprio Mana e Alice Kobayashi.

Com o slogan “Elegant Gothic Lolita Aristocrat Vampire Romance”, Mana criou para si a visão pessoal dos estilos já existentes. Dessa maneira nasceu o Elegant Gothic Lolita e o Elegant Gothic Aristocrat. Atualmente, o site [www.cdjapan.co.jp CD Japan] exporta peças da grife, como acessórios (bolsas, jóias, luvas, etc) e roupas. Também há uma loja na França, intitulada “Harajuku”, que vende peças de várias grifes japonesas, dentre elas, a Moi-même-Moitié.

Mana-sama não fala em público. Justificou-se dizendo “Expresso-me através de minha música”. Invariavelmente, quando concebe entrevistas gravadas para a televisão, Mana responde através de seus vocalistas ou representantes.

É extremamente egocêntrico, e devido a isso, não se sabe onde termina a jogada de marketing e começa a sua loucura.

#

Curiosidades

Como o Moi dix Mois é um projeto solo de Mana, sua formação muda sem maiores remorsos ou problemas. Atualmente, a banda possui uma formação diferente da inicial. Evidente que o único membro oficial e fixo é o próprio Mana. Além disso, o figurino de todos os membros do projeto é inteiramente produzido pela grife Moi-même-Moitié.
Mon+amour, o fã-clube oficial de Mana, é tido por ele como “eternal society”. Na época do Malice Mizer, o fã-clube oficial se chamava “Ma Cherie”.
Mana gosta de: curry, mangás, cosplays, maquiagem, cozinhar, filmes de horror, jogos de vídeo-game, e da cor azul.
Mana odeia luz elétrica

Sobre Josi Vice

Moro em Recife, Pernambuco, onde nasci a 11 de outubro de 1985. Sou latino americano pós- moderno, poeta, cínico, dark, emocional e cerebral, um caranguejo com cerébro pós- Chico, um Nietzscheano sem Nietzsche, com delírios de poeta intelectualóide. Escrevo poesia desde os 15 anos. Sou fissurado em Hentai, Slipknot e Rock´n´Roll e em Literatura, Pop ou qualquer música de boa qualidade. Também adoro navegar pela net e pesquisar na web. Amo ler revistas e artigos, principalmente se for de culura. Esse cara sou eu. Nome real: Josafá César da Silva, mas prefiro Josi Vice ou Joker Vice ou César Vice. Signo: Libra Bandas e cantores preferidos: Slipknot, Beatles, Sex Pistols, Marilyn Manson, Cazuza, Legião Urbna, Elvis Presley, Silver Chair, Echo & The Bunnymen, The Cult, Southern Death Cult, Depeche Mode Poetas Preferidos: Fernando Pessoa, Camões, Marcos Henrique, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Allen Ginsberg Escritores favoritos: Nietzche, Machado de Assis, Paulo Coelho, Clarah Averbuck, Franz Kafka, Clarice Lispector e John Fante
Esse post foi publicado em Rock e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Mana-sama

  1. Kanryoubinka disse:

    Adorei a matéria, muito bem feita! Bem completa, parabéns!

  2. Higurashi disse:

    Phodaaa

  3. Nagila disse:

    Gostei muito da matéria!

  4. rodger disse:

    mana é foda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s